A função do RadarCoop é desenvolver um vibrante ecossistema empreendedor e inovador do cooperativismo. A ideia é conectar uma rede de organizações que apoie e valorize o cooperativismo como alternativa para uma economia mais justa.
Tudo isso começa com o mapeamento das organizações, que consiste basicamente em classificá-las de acordo com o papel que desempenham no ecossistema cooperativista. Essa classificação dá origem ao mapa do RadarCoop.
Caso você queira inserir sua organização no mapeamento, a primeira questão é avaliar se ela já se relaciona com o ecossistema cooperativista de alguma forma. Ou seja: sua organização apoia de alguma forma as cooperativas a empreenderem ou inovarem? Ou então: sua organização é uma cooperativa que está empreendendo e/ou inovando?
Se a resposta for sim, então basta preencher este formulário para ter sua organização inserida no mapeamento.
Mas continue por aqui, pois temos algumas explicações adicionais importantes.
Os papéis de cada ator do ecossistema
No formulário do RadarCoop, pediremos para sua organização autodeclarar qual dos sete papéis ela desempenha no ecossistema. Leia com atenção as explicação de cada papel, para responder corretamente ao formulário.
Empreendedor cooperativo: toda e qualquer cooperativa de pequeno e médio portes, que esteja inovando em sua concepção mais ampla, seja por ter um modelo de negócio digital ou por representar um grupamento de pessoas pouco convencional no cooperativismo. Este é o único papel do ecossistema destinado apenas a cooperativas. Todos os outros papéis a seguir podem ser desempenhados por qualquer tipo de organização, como empresas, organizações do terceiro setor, sindicatos, organizações públicas etc.
Habilitador: Apoia a entrada de novos atores no ecossistema e fornece recursos variados, como treinamento, consultoria, financiamento, entre outros. Exemplos: incubadoras e aceleradoras; centros de formação; consultorias.
Conector: Conecta empreendedores aos demais atores do ecossistema, gerando atuações conjuntas. Ex.: câmaras empresariais; hubs de inovação; conselhos setoriais.
Articulador: Influencia, cria ou executa políticas públicas de incentivo à inovação. Exemplos: secretarias ou ministérios; organizações de apoio ao empreendedorismo.
Gerador de Conhecimento: Instituição pesquisa e desenvolvimento que gera conhecimento científico, tecnológica e social. Ex.: universidades; centros de pesquisa; departamentos de inovação.
Promotor: Dissemina iniciativas inovadoras para apoiar o crescimento do ecossistema e a difusão da cultura de inovação. Ex.: meios de comunicação em geral.
Comunidade: Organizações da sociedade civil que colaboram espontaneamente entre si, compartilhando conhecimento e proporcionando suporte mútuo.
Agora que você entendeu os papéis do RadarCoop, basta preencher este formulário para inserir sua organização no mapeamento.