O RadarCoop é mais que um mapeamento, é uma comunidade!
Faça parte de uma rede de organizações de todos os tipos que acreditam no cooperativismo como caminho para uma economia mais justa.
Quem está no RadarCoop
Quais organizações podem participar do mapeamento
Sua organização não precisa ser uma cooperativa para participar do RadarCoop. O importante é que ela atenda a dois critérios:
1. Ter recursos disponíveis para apoiar as cooperativas inovadoras e o empreendedorismo cooperativo. Estes recursos podem ser de diferentes natureza: educativos, financeiros, articulação política, conexão com parceiros, entre outros.
2. Ter histórico, mesmo que recente, de apoio ou parcerias efetivas com cooperativas. (Ou seja, em outras palavras, caso sua organização tenha apenas a intenção de se relacionar com as cooperativas, mas não conte com um histórico de relacionamento, ainda não é o momento de entrar no RadarCoop).
As cooperativas têm um papel central no RadarCoop. Afinal, o objetivo do mapeamento é apoiar o desenvolvimento do cooperativismo, explorando as novas possibilidades que a economia digital proporciona às cooperativas.
No entanto, mesmo para as cooperativas há critérios para a entrada no mapeamento. Analisaremos, por meio do formulário de inscrição, se a cooperativa se relaciona e contribui com o ecossistema cooperativista.
Por que participar
Divulgação gratuita
Utilizamos uma metodologia de mapeamento específica para ecossistemas de impacto, com adaptações para o cooperativismo
Conectado a um projeto inédito
O RadarCoop está diretamente ligado a um projeto inédito do Complexo.lab e da Coonecta para a aceleração de cooperativas, o AceleraCoop
Participe de encontros gratuitos
O Radar é o ponto de conexão de organizações com um propósito comum: o apoio ao empreendedorismo cooperativo
Um atalho para o ecossistema coop
Facilitamos a participação de empreendedores e organizações de todos os tipos no ecossistema cooperativista
Como participar
Toda e qualquer organização que se relacione com o ecossistema empreendedor cooperativista pode participar do RadarCoop, seja ela cooperativa ou não.
Para participar, basta preencher um breve formulário. Após o envio avaliaremos as informações e lhe daremos um retorno em até 20 dias.
Clique no botão para acessar o questionário. A participação é gratuita!
FAQ
Informações gerais
Por que mapear o ecossistema cooperativista?
Acreditamos que as cooperativas podem transformar para melhor a economia digital. Porém, faltam atalhos e uma porta de entrada para quem quer empreender e inovar no cooperativismo. O Radar cumpre este papel na medida em que mapeia, promove e desenvolve um ecossistema de inovação cooperativista.
O que é um ecossistema cooperativista?
Entendemos como um conjunto de organizações que, por se identificarem e valorizarem os princípios cooperativistas, apoiam o desenvolvimento das cooperativas, especialmente aquelas que estão se arriscando em modelos inovadores e que ajudem o cooperativismo a se inserir na economia digital. Nosso objetivo é criar um vibrante ecossistema que reúna organizações de diferentes tipos em uma grande rede de apoio ao desenvolvimento das cooperativas.
Qual a metodologia de mapeamento do RadarCoop?
O RadarCoop utiliza o modelo TE-SER de mapeamento de ecossistemas econômicos, com adaptações para a realidade das cooperativas. As organizações mapeadas estão divididas em dois grandes grupos:
- Empreendedores cooperativos. Ficam no centro do mapeamento. É representado por cooperativas com modelos inovadores que precisam de apoio do ecossistema para se desenvolver.
- Apoiadores do ecossistema. São organizações de qualquer natureza, cooperativas ou não, que apoiam de alguma forma os empreendedores cooperativos. São apresentadas no entorno do mapa e classificadas em seis papeis, a seguir.
Habilitadores
Apoiam a entrada de novos atores e fornecem recursos (treinamento, consultoria, financiamento etc) para novos projetos. Exemplos: incubadoras e aceleradoras; centros de formação; consultorias.
Conectores
Conectam empreendedores aos demais atores do ecossistema, gerando atuações conjuntas. Exemplos: câmaras empresariais; hubs de inovação; conselhos setoriais.
Articuladores
Influenciam, criam ou executam políticas públicas de incentivo à inovação. Exemplos: secretarias ou ministérios; organizações de apoio ao empreendedorismo.
Geradores de Conhecimento
Instituições de pesquisa e desenvolvimento que geram conhecimento científico, tecnológica e social. Exemplos: universidades; centros de pesquisa; departamentos de inovação.
Promotores
Disseminam iniciativas inovadoras para apoiar o crescimento do ecossistema e a difusão da cultura de inovação. Exemplos: meios de comunicação em geral.
Comunidades
Organizações da sociedade civil que colaboram espontaneamente entre si, compartilhando conhecimento e proporcionando suporte mútuo. Exemplos: comunidades, muitas vezes informais, de empreendedorismo ou inovação.
Como participar
Quais organizações podem participar do Radar?
Dois tipos de organizações entram no radar:
- Empreendedores cooperativos: são as cooperativas empreendedoras e inovadoras, que precisam de apoio para crescer e prosperar. Elas estão no centro do mapeamento.
- Organizações participantes do ecossistema: São organizações de todo tipo, cooperativas ou não, que apoiam de diferentes formas os empreendedores cooperativos. Estas organizações estão no entorno no mapa.
Há algum custo para participar do RadarCoop?
Não. A participação no mapeamento é totalmente gratuita.
Por que minha organização deveria participar?
O RadarCoop é um atalho para todos que querem participar de um ecossistema empreendedor e de inovação cooperativista, seja sua organização uma cooperativa ou não. Ou seja, se sua organização já se relaciona e apoia este ecossistema, o Radar lhe dará visibilidade. E caso você seja uma cooperativa empreendedora em busca de apoio do ecossistema, o Radar lhe trará conexões valiosas.
Ao ter sua organização mapeada, mais do que aparecer em um mapeamento, ela estará se posicionando como participante de uma comunidade que tem como propósito comum uma economia mais cooperativa.
Como posso apoiar o Radar?
Você pode nos ajudar divulgando o Radar para toda e qualquer organização que se relacione com as cooperativas. Sugerimos divulgar nosso website (radarcoop.com), onde reunimos todas as informações do mapeamento.
Preenchimento do questionário
Ao preencher o formulário de cadastro, minha organização será adicionada automaticamente ao Radar?
Não. Antes disso a Coonecta analisa as informações enviadas para entender se a organização tem perfil para estar no mapeamento. Basicamente analisaremos se ela já se relaciona com os empreendedores cooperativos ou cooperativas inovadoras, provendo por exemplo recursos, treinamento, apoio tecnológico, entre outros.
Caso sua organização tenha este perfil, ela será adicionada ao Radar nas atualizações periódicas, que são realizadas a cada três meses. Sempre manteremos você informado(a) sobre isso.
Sobre os Encontros do RadarCoop
O que são os Encontros do RadarCoop?
São eventos híbridos (online e presenciais), geralmente de meio período, realizados ao longo do ano e em diferentes regiões do país para fortalecer as conexões da comunidade. Os encontros são gratuitos e ajudam a divulgar as cooperativas, organizações e iniciativas que estão ajudando o cooperativismo a se desenvolver na nova economia.
Como participo dos encontros do RadarCoop?
Confira na nossa agenda as datas e locais de participação, bem como realizar a sua inscrição para cada encontro. Lembrando que todos eles têm transmissão online gratuita.
Quem pode receber os encontros do RadarCoop?
Os encontros do RadarCoop são recebidos pelas chamadas organizações anfitriões do RadarCoop, que automaticamente também ganham o status de mantenedoras do Radar. Caso tenha interesse em patrocinar ou ser um mantenedor, entre em contato conosco no contato@coonecta.me