O primeiro encontro RadarCoop aconteceu em um local emblemático: Nova Petrópolis-RS, a capital nacional do cooperativismo! O anfitrião do evento foi a Sicredi Pioneira, a primeira cooperativa de crédito da América Latina.
O encontro RadarCoop de Nova Petrópolis foi apenas o primeiro de uma série de eventos com o objetivo de adensar o ecossistema de inovação e empreendedorismo no cooperativismo brasileiro.
O RadarCoop, uma realização da Coonecta em parceria com o Complexo.lab, é um mapeamento inédito do ecossistema de inovação cooperativista. A iniciativa ainda conta com a Sicredi Pioneira e o Sicoob Credicitrus como mantenedores.
Destaques do evento
A programação do primeiro encontro RadarCoop, em Nova Petrópolis, apresentou palestras e debates sobre os desafios do empreendedorismo cooperativo.
A abertura ficou a cargo de Gustavo Mendes, cofundador da Coonecta, que apresentou o projeto e ressaltou que há um ecossistema de inovação surgindo no meio cooperativo.
Nesse cenário, iniciativas de cooperativismo de plataforma estão ganhando destaque mundo afora, como a Resonate e CoopCycle. No Brasil, a LigaCoop se propõe a ser uma cooperativa de plataforma de mobilidade urbana.
Mendes explicou a metodologia do RadarCoop, baseada em um sistema de atores que apoiam novas iniciativas. “No centro do RadarCoop estão os empreendedores cooperativos, que são as cooperativas que precisam ser apoiadas”.
Cooperativas na economia compartilhada
O primeiro painel do evento teve como tema “o potencial das cooperativas na economia compartilhada”. Ele contou com a participação de:
- Mediação: Gustavo Mendes, cofundador da Coonecta
- Mário de Conto, Superintendente do Sescoop-RS
- Tiago Luiz Schmidt, Presidente da Sicredi Pioneira
Schmidt apontou que o cooperativismo é um modelo capaz de gerar prosperidade e que esse potencial precisa ser melhor comunicado “para que as novas gerações entendam o cooperativismo na prática”. Para ele, o cooperativismo de plataforma pode cumprir o papel de atrair a juventude para o cooperativismo.
Gerar conhecimento é o grande desafio para o cooperativismo. Além disso, é necessário criar uma mentalidade para que as cooperativas se vejam como negócios de impacto e líderes de inovação, explica Schmidt.
Já Mário de Conto ressaltou como o RadarCoop ajuda a criar um ambiente propício à formação de novas cooperativas de plataforma, tornando a economia digital mais democrática:
“A grande questão das plataformas é que não há controle democrático e essa é a grande contribuição do cooperativismo para a economia digital”.
Uma cooperativa para a LGPD
Em seguida, Denilson Prestes apresentou a Cooprodados, uma cooperativa de trabalho especializada na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ele é conselheiro fiscal da cooperativa, que integra o mapeamento do RadarCoop.
A Cooprodados reúne advogados, contadores, profissionais de tecnologia da informação e segurança da informação. “A nossa cooperativa foi formada de forma totalmente digital com integrantes do Brasil inteiro”, narra Prestes.
Sylvia Urquieta, idealizadora e presidente da Cooprodados, narrou a idealização e trajetória da cooperativa em um texto para o blog da Coonecta.
Cooperativismo para novos tempos na mobilidade urbana
A economia passa por um movimento de plataformização e, com isso, também surgiu um novo tipo de precarização – ou uberização – do trabalho. A solução para esse cenário, porém, está no empreendedorismo cooperativista! Para falar sobre isso, o RadarCoop proporcionou um painel com a presença de:
- Fernando Lucindo, fundador da Fernando Lucindo Advogados
- Márcio Guimarães, presidente da Comobi
- Wesley Marcos Carmo, presidente da Coopertran
Carmo aponta que tanto os passageiros quanto os motoristas são prejudicados pela relação exploratória dos aplicativos de mobilidade urbana. “Então a gente entendeu que caberia o cooperativismo ali”.
Márcio Guimarães contou o surgimento da Comobi e seu aplicativo, o Liga, após perceber que não haveria diálogos possíveis com Uber e 99.
Com o tempo, o projeto se tornou uma intercooperação para fortalecer o cooperativismo de plataforma com a fundação de uma federação para que as cooperativas possam unir forças em uma plataforma cooperativista única chamada LigaCoop, da qual Comobi e Cooperatran fazem parte. Fernando Lucindo se aprofundou no tema em um artigo aqui no RadarCoop!
Impulso pelo crédito
Em seguida, ocorreu um painel sobre o papel das cooperativas de crédito como apoiadoras do ecossistema empreendedor e inovador cooperativista. Participaram dele:
- Romário Ferreira, cofundador da Coonecta
- Michael Feitosa, analista sênior de inovação da Sicoob Credicitrus
- Carla Pliski Alves, assessora de ecossistemas de inovação da Sicredi Pioneira
Jozerlei Cristina Fortes Brandão, assessora de relacionamento e cooperativismo da Sicredi Conexão
Feitosa mostrou como a Sicoob Credicitrus apoia a YouGreen desde 2013, uma cooperativa de catadores de reciclagem de São Paulo liderada por um engenheiro de processos com foco na produtividade.
Jozerlei ressaltou a força das ações sociais lideradas pela Sicredi Conexão que causam grandes impactos na comunidade. Além disso, a coop apoia o empreendedorismo cooperativo, como o CoopMobi e a CooperExtrema.
Além disso, Carla descreveu como a Sicredi Pioneira apoia o ecossistema de inovação por meio do apoio com linhas de crédito e geração de conexões. “Aproximamos o ecossistema de inovação desenhando soluções financeiras e não financeiras customizadas que falam com a necessidade desse ecosissistema”.
Ao fim, Michael Feitosa falou sobre o Onovoab powered By Credicitrus, o hub de inovação do Sicoob Credicitrus, que recebeu o segundo encontro RadarCoop.
Um complexo de inovação
O encerramento ficou por conta de Welington Backes, gerente de negócios do Complexo.lab, e Gabriela Riboli, assistente administrativo do Complexo.lab. Eles apresentaram os programas de aceleração do Complexo.lab, o laboratório de colaboração, experimentação e inovação da Sicredi Pioneira.
Fruto de uma parceria entre Sicredi Pioneira e Sicredi Caminhos das Águas, o Comunitá busca investir em startups para promover o desenvolvimento local das comunidades por meio de aportes financeiros e conexões.
Riboli, por sua vez, anunciou o AceleraCoop, um novo programa de aceleração para cooperativas realizado em conjunto por Sicredi Pioneira e Coonecta. “As cooperativas têm necessidades que os outros modelos não têm”, explicou.
Confira os encontros RadarCoop
O primeiro encontro RadarCoop pode ser visto na íntegra pelo canal da Coonecta no YouTube.
Para ficar por dentro dos futuros eventos organizados pelo RadarCoop, fique de olho em nossa agenda: é só clicar aqui para conferir a programação!